quarta-feira, 25 de maio de 2011

Os 10 Mandamentos do Evangelizador

1. Tem capacidade de escuta e diálogo: sabe adaptar-se às outras culturas, descobrindo seus valores e sem sentir-se superior a ninguém. Tem convicções profundas, mas não se considera o único possuidor da verdade.

2. É Alguém que acolhe: considera a pessoa como centro de tudo, valoriza a hospitalidade e a acolhida aos pobres. Gosta da presença do povo e de estar rodeado por ele.

3. Solidariza-se: interessa-se pelos problemas do seu povo, sem cair em atitudes paternalistas. Possui uma forte sensibilidade humana e social, unida a um destacado sentido de justiça e de verdade.

4. Persiste: não desanima nos momentos de dificuldade. Está sempre disponível e presente quando precisam dele, sabendo que sua missão não tem horário.

5.  Assume a espera: acredita que a paciência é uma das virtudes dos missionários. Caminha com o povo e coloca-se no ritmo da história. Tem paciência consigo mesmo para começar um novo dia.

6. Crê no Deus da Vida: sua força é baseada na fé e no amor profundo que tem para com Deus e seus irmãos de caminhada. Da fé nasce a sua paixão pelo anúncio do Evangelho de Jesus.

7. Ama sem condições: encontra cristo nos pobres, nos que sofrem e morrem. Vai percorrendo os caminhos do evangelho, amando como Jesus amou.

8. Ora sem desanimar: alimenta a fé todo dia. Na oração e na escuta da Palavra de Deus, o evangelizador aprende a construir o Reino, com perseverança e coragem.

9. Assume a cruz: a cruz faz parte de sua Missão. A  consistência e a paciência são frutos de uma cruz aceita com alegria.

10. É coerente: sabe que a credibilidade do evangelizador apóia-se no testemunho de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário